RECONHECIMENTO DE GRAU EM PORTUGAL
Uma das questões que mais impacta na decisão de morar em Portugal é a vida profissional e, por isto, o reconhecimento de grau, também conhecido por equivalência de diploma é tão importante.
É com o reconhecimento de grau aqui em Portugal que uma qualificação acadêmica estrangeira poderá ser comparada (equivalente) à uma portuguesa, habilitando um profissional a apresentar-se como tal para fins profissionais ou acadêmicos.
Eu te ajudo a entender se sua profissão precisa ser reconhecida aqui em Portugal para exercer sua profissão no Brasil. E se precisar, estou aqui para te ajudar! Como o processo tem levado, em média, 9 meses para ser concluído (a depender do curso), dar entrada enquanto ainda está no Brasil, adianta bastante sua vida no país.

COMO NOSSA ASSESSORIA VAI TE AJUDAR A OBTER O RECONHECIMENTO DE GRAU?
O serviço de reconhecimento de grau é dividido em duas etapas:
- Análise e emissão de parecer sobre Reconhecimento de Grau, baseado em sua documentação específica;
- Realizar o pedido de reconhecimento de grau junto à Direção Geral de Ensino e Universidade
Análise e emissão de parecer sobre Reconhecimento de Grau
Sabemos que no Brasil não há um padrão, sendo que cada universidade tem sua quantidade de créditos, disciplinas, carga horária.
Por isso, é importante fazer uma análise prévia da sua documentação para verificar se atende as exigências da Ordem de Portugal para o reconhecimento de grau.
Será preciso analisar seu diploma, histórico e ementa (conteúdo das disciplinas) para emitir um parecer sobre as possibilidades de pedir o Reconhecimento de Grau em Portugal na formação feita no Brasil, qual tipo, os riscos e alternativas.
Com isso, você evitará um gasto desnecessário com as taxas para o pedido de reconhecimento (por volta de 500€), além da espera de 6 meses a 1 ano para a resposta, caso a sua documentação já indique que o seu curso não é compatível para fins de reconhecimento de grau.
Caso, após a análise, verifiquemos que é possível pedir o reconhecimento direto, sem complemento em Portugal, será emitido orçamento para este serviço.
Realizar o pedido de reconhecimento de grau junto à Direção Geral de Ensino e Universidade
- Através de uma procuração, realizo todos os procedimentos junto à Direção Geral de Ensino e Universidade – DGES!
- Quando da contratação deste serviço, uma lista com todos os documentos e procedimentos necessários será enviado.
Este serviço inclui:
- Definição da Universidade que fará o reconhecimento do grau;
- Intermediação na entrega dos documentos;
- Intermediação do pagamento das propinas (taxas) envolvidas;
- Acompanhar todo o processo até emissão do certificado de reconhecimento;
- Fazer recursos administrativos quando necessários.
Cada Universidade utiliza seu critério para conferir a equivalência, mas, em geral, é feito um comparativo com a grade curricular dela e aquela que o aluno estudou através do diploma, histórico escolar e ementa das disciplinas.
É muito importante fazer uma análise minuciosa da Universidade escolhida e dos documentos que serão entregues, pois seu pedido poderá ser negado, se a grade curricular for muito diferente ou não forem entregues documentos que comprovem a semelhancia.
Caso isso ocorra, a propina paga não será devolvida. Há discussões e até medidas judiciais para tentar a devolução, mas a discussão pode custar mais caro.
Por precaução, apenas damos entrada ou emitimos orçamento do pedido de Reconhecimento de Grau se, o parecer com a análise da possibilidade de reconhecimento de grau indicar que o curso é compatível com as exigências em Portugal.
Quero conhecer sua necessidade e acompanhar seu processo, garantindo que seja o mais seguro possível.
Entre em contato agora mesmo para solicitar sua proposta pelo nosso Fale Conosco!