Como conservar frutas cortadas na lancheira das crianças. Vejam que bacana! Testamos, fotografamos e registramos para tudo para você.
E não percam outras matérias que podem te interessar: cortadores, forminhas para cupcakes e muffins, potes e vasilhas e conservadores térmicos.
Este é mais um post da série “Itens para lancheiras” e foi escrito em parceria com a Carol da Loja Lanchinhos e este exemplos reais testados por nós. Confira abaixo
______________________________
Você sabia que o lanche escolar pode ser o momento ideal para seu filho experimentar novos alimentos? Então, BAIXE AGORA😮 meu e-book ABC da Lancheira Escolar !
Importante lembrar que o escurecimento das frutas não causa alteração nas propriedades dos alimentos num primeiro momento, alterando somente a aparência, e algumas frutas, especialmente as de polpa branca, como maçãs, peras e bananas, tendem a escurecer quando cortadas.
De acordo com uma reportagem da Revista Frontal isto ocorre devido a uma reação de oxidação de certos compostos existentes nas células destes alimentos com o oxigênio do ar. Ou seja, escurecem porque algumas enzimas e pigmentos presentes no interior das frutas, quando em contato com o oxigênio, mudam de cor.
O contato com metal e luz também ajudam no escurecimento, então, evitá-los, pode retardar o processo e ajuda a conversar frutas cortadas na lancheira.
Alterando algum dos fatores que faz com que escureçam, podemos evitar essa mudança na coloração, então, separamos algumas dicas práticas e que podem ser usadas no dia a dia, garantindo que nossos filhos comam as frutas com menor alteração possível.
Veja na imagem abaixo do Blog Emagrecendo Receitas um exemplo de como prender com elástico, mas pode passar o filme plástico em volta também.
Encontramos essa imagem abaixo no texto Porque a maçã fica marrom quando cortada (tradução livre) que mostra que poucas horas (umas cinco) não são suficientes para fazer grande alteração na aparência das frutas.
Nos testes que fizemos, percebemos que, mesmo seis horas depois, não importando qual meio utilizado, a fruta não tem alteração substancial na sua cor, então, a menos que você prepare as lancheiras muito tempo antes de serem consumidas, dificilmente seus filhos comerão as frutas muito escuras, exceto se a fruta já estiver muito madura quando for cortada.
Percebemos também que envolver no plástico filme parece ser a opção que menos afeta a coloração da fruta e você pode observar isto nos exemplos abaixo: frutas cortadas com facas de aço inoxidável e de cerâmica, deixadas expostas na claridade ou não.
Abaixo, frutas cortadas com facas de aço inoxidável, mantidas no escuro, envolvida em plástico filme e em contato com o ar:
Abaixo, frutas cortadas com faca de aço inoxidável envolvida no plástico filme, com gotas de limão, e somente com gotas de limão, todas expostas à claridade.
Assim, nossa sugestão é evitar a claridade, usando vasilhas escuras quando mandarem frutas que escurecem com mais facilidade, e evitar o contato com o ar, embalando a fruta em plástico filme ou prendendo as partes cortadas entre elas.
Com isto, verá como conservar frutas cortadas na lancheira das crianças!
ESTE POST TE AJUDOU? Esperamos que sim e aguardamos seu comentário ao final da página!